Física – Bacharelado e Licenciatura

(Centro de Ciências Exatas – CCE)

Perfil Profissional

Objetivos do Curso

Campos de Atuação

Sistema Acadêmico

Organização Curricular


Perfil Profissional

BACHARELADO

O formando deverá apresentar: sólidos conhecimentos básicos, com formação teórica, dominando instrumentos conceituais, operativos e modelos paradigmáticos; capacidade de abstração e de modelagem de fenômenos; boa experiência laboratorial, capacidade de planejar e realizar experimentos e medições e utilizar recursos de informática; capacidade de aplicar conhecimentos em pesquisa básica ou aplicada; conhecimento da importância da Física para o desenvolvimento de áreas afins e da relevância de trabalhos interdisciplinares; capacidade de transmitir e divulgar os princípios da Ciência, bem como expressar-se com clareza, precisão e objetividade; compreensão do papel do educador como professor do ensino superior e na divulgação científica; visão abrangente da função da ciência como elemento básico de desenvolvimento do País; ética na atuação profissional e consequente responsabilidade social; compreensão da Ciência como processo histórico, desenvolvido em diferentes contextos sociopolíticos.

LICENCIATURA

Espera-se que o profissional licenciado em Física adquira sólidos conhecimentos básicos com domínio dos conceitos fundamentais da área e com capacidade de compreender e transmitir os conteúdos de Física; domínio das técnicas pedagógicas e de uso de materiais didáticos adequados para cumprir seu papel no processo de ensino-aprendizagem; capacidade de abstração e de modelagem de fenômenos; experiência laboratorial, capacidade de planejar e realizar experimentos e medições, bem como de utilizar-se desses recursos no desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem; conhecimento da importância da Física para o desenvolvimento de áreas afins e a relevância de trabalhos interdisciplinares; capacidade para transmitir e divulgar os princípios da Ciência, bem como de se expressar com clareza, precisão e objetividade; compreensão do papel da Educação como elemento transformador da realidade; ética na atuação profissional e responsabilidade social; compreensão da Ciência como processo histórico, desenvolvido em diferentes contextos sociopolíticos, culturais e econômicos.


Objetivo do Curso

BACHARELADO

O Bacharel em Física atuará na pesquisa pura e aplicada, nos institutos de pesquisa, nas indústrias e nas universidades, e estará apto a ingressar nos cursos de pós-graduação em Física e áreas afins, graças às seguintes habilidades que deverá adquirir: utilização de linguagem específica na expressão de conceitos físicos e na descrição de trabalhos científicos; interpretação e representação de atividades físicas em gráficos; compreensão do método empírico, com a avaliação da qualidade dos dados e a formulação de modelos, identificando seus domínios de validade; identificação e proposição da resolução de problemas; reconhecimento das relações de desenvolvimento da Física com outras áreas do saber, tecnologia e instâncias sociais; transmissão de conhecimentos, expressando-se de forma clara e consistente na divulgação dos resultados científicos; planejamento e desenvolvimento de diferentes experiências didáticas em Física; aplicação de conhecimentos técnicos básicos, tais como os de eletrônica, vácuo, baixa temperatura, óptica e computação; realização de pesquisas bibliográficas em livros, periódicos e bancos de dados nacionais e internacionais; realização de estimativas numéricas de fenômenos físicos a partir dos seus primeiros princípios.

LICENCIATURA

Proporcionar ao licenciado em Física sólida formação básica, com domínio dos conceitos fundamentais da área e com capacidade de compreender e transmitir os conteúdos de Física; promover a corelação teoria-experimento como elemento básico para a construção do conhecimento e de auxílio no processo ensino-aprendizagem; propiciar ao estudante o conhecimento de diferentes experiências didáticas em ensino de Física; possibilitar a vivência das diversas dimensões do processo educativo por meio de uma integração com a rede escolar do Ensino Médio, em especial a pública; municiar o estudante do ferramental adequado para a expressão das leis físicas; promover a integração do conhecimento em Física com outras áreas do saber; promover o reconhecimento do papel da Ciência como elemento básico de desenvolvimento do País; promover a compreensão da importância do debate das ideias e do trabalho em equipe na resolução de problemas; estimular a continuidade da obtenção do conhecimento como instrumento de valorização profissional e como elemento essencial na construção de um sistema educacional de qualidade; promover a prática da ética na atuação profissional e a responsabilidade social.


Campos de Atuação

BACHARELADO

Atua em indústrias, em empresas do setor público e privado e em órgãos governamentais e universidades.

LICENCIATURA

O Licenciado em Física atua em instituições de ensino médio e superior.

Saiba mais sobre o Curso de Física – Bacharelado e Licenciatura:
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