Educação Física – Bacharelado
📍 Centro de Educação Física e Esporte (CEFE)
⏳ 4 anos
☀️ Matutino
🌒 Noturno

Perfil Profissional
Objetivos do Curso
Campos de Atuação
Sistema Acadêmico
Organização Curricular
Perfil Profissional
O egresso do Curso de Educação Física – Bacharelado deverá dispor das seguintes habilidades:
• domínio de conceitos, procedimentos e atitudes específicos da Educação Física e de ciências afins, orientados por valores sociais, morais, éticos e estéticos próprios de uma sociedade plural e democrática;
• pesquisa, conhecimento, compreensão, análise e avaliação da realidade social para nela intervir acadêmica e profissionalmente, por meio de manifestações e expressões do movimento humano, com foco nas diferentes formas e modalidades do exercício físico, na ginástica, nos jogos motores, nas atividades rítmicas e nas artes;
• intervenção de forma deliberada, adequada e eticamente balizada nos campos da prevenção de problemas de saúde, promoção e proteção da saúde, da formação cultural, da educação motora e da gestão de empreendimentos relacionados às atividades físicas;
• coordenação e participação de equipes multiprofissionais de discussão e operacionalização de políticas públicas e institucionais em Educação Física;
• diagnóstico dos interesses e necessidades das pessoas e grupos, de modo a planejar, prescrever, ensinar, orientar e avaliar projetos e programas de atividades físicas;
• conhecimento, domínio e avaliação dos efeitos da aplicação de diferentes técnicas, instrumentos e metodologias para a intervenção em Educação Física nos cantos da saúde, da formação cultural, da educação motora, etc;
• acompanhamento das transformações acadêmico-científicas da Educação Física e áreas afins mediante a análise crítica da literatura especializada e utilização de recursos da tecnologia da informação e da comunicação para interagir com as fontes de produção e difusão de conhecimentos específicos da Educação Física e áreas afins.
Objetivo do Curso
• Qualificar o bacharel em Educação Física a prestar serviços relacionados ao estudo, planejamento, execução e avaliação de programas de Educação Física ou atividade física.
• Planejar intervenções individualizadas e/ou para grupos populacionais por meio de programas sistematizados, bem como desenvolver e gerenciar estudos e produção de equipamentos e métodos relacionados com sua prática profissional.
• Gerenciar empreendimentos, eventos e serviços de Educação Física.
• Promover e disseminar pesquisas e conhecimentos relacionados às diferentes dimensões da motricidade humana, promovendo a reflexão sobre suas implicações para o ser humano. Incentivar a formação acadêmica e profissional continuada.
Campos de Atuação
Atuação profissional pode se dar em locais como:
• academias;
• programas de Atividade Física para crianças, adolescentes, adultos e idosos;
• programas de Atividade Física para grupos especiais (gestantes, diabéticos, cardiopatas, etc.);
• aplicação de exercícios compensatórios para funcionários da indústria e do comércio;
• secretarias e órgãos públicos;
• hotéis, condomínios e acampamentos ou hospitais e SUS (Sistema Único de Saúde).
Saiba mais sobre o Curso de Educação Física – Bacharelado:
www.uel.br/prograd/catalogocursos