Educação Física – Bacharelado

(Centro de Educação Física e Esporte – CEFE)

Perfil Profissional

Objetivos do Curso

Campos de Atuação

Sistema Acadêmico

Organização Curricular


Perfil Profissional

O egresso do Curso de Educação Física – Bacharelado deverá dispor das seguintes habilidades: domínio de conceitos, procedimentos e atitudes específicos da Educação Física e de ciências afins, orientados por valores sociais, morais, éticos e estéticos próprios de uma sociedade plural e democrática; pesquisa, conhecimento, compreensão, análise e avaliação da realidade social para nela intervir acadêmica e profissionalmente, por meio de manifestações e expressões do movimento humano, com foco nas diferentes formas e modalidades do exercício físico, na ginástica, nos jogos motores, nas atividades rítmicas e nas artes; intervenção de forma deliberada, adequada e eticamente balizada nos campos da prevenção de problemas de saúde, promoção e proteção da saúde, da formação cultural, da educação motora e da gestão de empreendimentos relacionados às atividades físicas; coordenação e participação de equipes multiprofissionais de discussão e operacionalização de políticas públicas e institucionais em Educação Física; diagnóstico dos interesses e necessidades das pessoas e grupos, de modo a planejar, prescrever, ensinar, orientar e avaliar projetos e programas de atividades físicas; conhecimento, domínio e avaliação dos efeitos da aplicação de diferentes técnicas, instrumentos e metodologias para a intervenção em Educação Física nos cantos da saúde, da formação cultural, da educação motora, etc; acompanhamento das transformações acadêmico-científicas da Educação Física e áreas afins mediante a análise crítica da literatura especializada e utilização de recursos da tecnologia da informação e da comunicação para interagir com as fontes de produção e difusão de conhecimentos específicos da Educação Física e áreas afins.


Objetivo do Curso

Qualificar o bacharel em Educação Física a prestar serviços relacionados ao estudo, planejamento, execução e avaliação de programas de Educação Física ou atividade física. Planejar intervenções individualizadas e/ou para grupos populacionais por meio de programas sistematizados, bem como desenvolver e gerenciar estudos e produção de equipamentos e métodos relacionados com sua prática profissional. Gerenciar empreendimentos, eventos e serviços de Educação Física. Promover e disseminar pesquisas e conhecimentos relacionados às diferentes dimensões da motricidade humana, promovendo a reflexão sobre suas implicações para o ser humano. Incentivar a formação acadêmica e profissional continuada.


Campos de Atuação

Atuação profissional pode se dar em locais como academias; programas de Atividade Física para crianças, adolescentes, adultos e idosos; programas de Atividade Física para grupos especiais (gestantes, diabéticos, cardiopatas, etc.); aplicação de exercícios compensatórios para funcionários da indústria e do comércio; secretarias e órgãos públicos; hotéis, condomínios e acampamentos ou hospitais e SUS (Sistema Único de Saúde).

Saiba mais sobre o Curso de Educação Física – Bacharelado:
www.uel.br/prograd/catalogocursos