Design de Moda
📍 Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA)
⏳ 4 anos
☀️ Matutino 👤 30 vagas

Perfil Profissional
Objetivos do Curso
Campos de Atuação
Sistema Acadêmico
Perfil Profissional
As competências que se espera do designer de moda formado pela UEL são as seguintes:
• Técnicas: habilidades de utilização de tecnologias, materiais e processos;
• Científicas: utilização do método científico na pesquisa, envolvendo o levantamento de dados bibliográficos e de campo, assim como a busca constante pelo desenvolvimento intelectual;
• Artísticas: desenvolvimento de conceituação e expressão, linguagem visual e processo criativo;
• Éticas e políticas: desenvolvimento da cidadania, da adequada postura profissional, do conhecimento dos deveres, direitos e da responsabilidade social e ambiental.
Objetivo do Curso
• Formar designers de moda, integrados à realidade contemporânea, capazes de projetar objetos e/ou sistemas de objetos de uso por meio do enfoque interdisciplinar, considerando as características dos usuários e de seu contexto socioeconômico e cultural, bem como potencialidades e limitações econômicas e tecnológicas das unidades produtivas;
• desenvolver a visão integrada do sistema socioeconômico e cultural da região, bem como as exigências formativas necessárias para atuar nesse sistema, não só para aprimorá-lo como para transformá-lo;
• analisar as necessidades humanas e os sistemas produtivos, estabelecendo a relação entre eles a partir de uma abordagem integrada do vestuário;
• interpretar e aplicar fundamentos teóricos para a compreensão do contexto histórico, sociocultural, simbólico e mercadológico do design de moda;
• desenvolver a capacidade analítica, técnica, crítica, criativa e expressiva na área de moda e suas adjacentes;
• identificar, analisar e aplicar ferramentas metodológicas de projeto;
• estruturar e exercitar as diversas fases do projeto de produtos de moda, desde a interpretação de tendências até a execução do produto, por meio da aplicação e metodologia projetual;
• viabilizar soluções para problemas de design de moda, equacionando fatores ergonômicos, estéticos, socioculturais, econômicos e tecnológicos e desenvolver atitudes que caracterizem uma atuação profissional ética, respeitando os valores de cidadania e responsabilidade social.
Campos de Atuação
• Confecções de Moda;
• Indústria de aviamentos e acessórios;
• Empresas de varejo de Moda;
• Fiações, tecelagens, malharias, estamparias, empresas de tecidos para decoração;
• Empresas de assessoria e consultoria de Moda;
• Empresas de produção artística na criação de figurinos e produção de Moda;
• Empresas de comunicação de Moda.
Saiba mais sobre o Curso de Design de Moda:
www.uel.br/prograd/catalogocursos