Design de Moda

(Centro de Educação, Comunicação e Artes – CECA)

Perfil Profissional

Objetivos do Curso

Campos de Atuação

Sistema Acadêmico


Perfil Profissional

As competências que se espera do designer de moda formado pela UEL são as seguintes: Técnicas: habilidades de utilização de tecnologias, materiais e processos; Científicas: utilização do método científico na pesquisa, envolvendo o levantamento de dados bibliográficos e de campo, assim como a busca constante pelo desenvolvimento intelectual; Artísticas: desenvolvimento de conceituação e expressão, linguagem visual e processo criativo; Éticas e políticas: desenvolvimento da cidadania, da adequada postura profissional, do conhecimento dos deveres, direitos e da responsabilidade social e ambiental.


Objetivo do Curso

Formar designers de moda, integrados à realidade contemporânea, capazes de projetar objetos e/ou sistemas de objetos de uso por meio do enfoque interdisciplinar, considerando as características dos usuários e de seu contexto socioeconômico e cultural, bem como potencialidades e limitações econômicas e tecnológicas das unidades produtivas; desenvolver a visão integrada do sistema socioeconômico e cultural da região, bem como as exigências formativas necessárias para atuar nesse sistema, não só para aprimorá-lo como para transformá-lo; analisar as necessidades humanas e os sistemas produtivos, estabelecendo a relação entre eles a partir de uma abordagem integrada do vestuário; interpretar e aplicar fundamentos teóricos para a compreensão do contexto histórico, sociocultural, simbólico e mercadológico do design de moda; desenvolver a capacidade analítica, técnica, crítica, criativa e expressiva na área de moda e suas adjacentes; identificar, analisar e aplicar ferramentas metodológicas de projeto; estruturar e exercitar as diversas fases do projeto de produtos de moda, desde a interpretação de tendências até a execução do produto, por meio da aplicação e metodologia projetual; viabilizar soluções para problemas de design de moda, equacionando fatores ergonômicos, estéticos, socioculturais, econômicos e tecnológicos e desenvolver atitudes que caracterizem uma atuação profissional ética, respeitando os valores de cidadania e responsabilidade social.


Campos de Atuação

Confecções de Moda; Indústria de aviamentos e acessórios; Empresas de varejo de Moda; Fiações, tecelagens, malharias, estamparias, empresas de tecidos para decoração; Empresas de assessoria e consultoria de Moda; Empresas de produção artística na criação de figurinos e produção de Moda; Empresas de comunicação de Moda.

Saiba mais sobre o Curso de Design de Moda:
www.uel.br/prograd/catalogocursos