Design de Moda

📍 Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA)

⏳ 4 anos

☀️ Matutino 👤 30 vagas

Perfil Profissional

Objetivos do Curso

Campos de Atuação

Sistema Acadêmico


Perfil Profissional

As competências que se espera do designer de moda formado pela UEL são as seguintes:

• Técnicas: habilidades de utilização de tecnologias, materiais e processos;

• Científicas: utilização do método científico na pesquisa, envolvendo o levantamento de dados bibliográficos e de campo, assim como a busca constante pelo desenvolvimento intelectual;

• Artísticas: desenvolvimento de conceituação e expressão, linguagem visual e processo criativo;

• Éticas e políticas: desenvolvimento da cidadania, da adequada postura profissional, do conhecimento dos deveres, direitos e da responsabilidade social e ambiental.


Objetivo do Curso

• Formar designers de moda, integrados à realidade contemporânea, capazes de projetar objetos e/ou sistemas de objetos de uso por meio do enfoque interdisciplinar, considerando as características dos usuários e de seu contexto socioeconômico e cultural, bem como potencialidades e limitações econômicas e tecnológicas das unidades produtivas;

• desenvolver a visão integrada do sistema socioeconômico e cultural da região, bem como as exigências formativas necessárias para atuar nesse sistema, não só para aprimorá-lo como para transformá-lo;

• analisar as necessidades humanas e os sistemas produtivos, estabelecendo a relação entre eles a partir de uma abordagem integrada do vestuário;

• interpretar e aplicar fundamentos teóricos para a compreensão do contexto histórico, sociocultural, simbólico e mercadológico do design de moda;

• desenvolver a capacidade analítica, técnica, crítica, criativa e expressiva na área de moda e suas adjacentes;

• identificar, analisar e aplicar ferramentas metodológicas de projeto;

• estruturar e exercitar as diversas fases do projeto de produtos de moda, desde a interpretação de tendências até a execução do produto, por meio da aplicação e metodologia projetual;

• viabilizar soluções para problemas de design de moda, equacionando fatores ergonômicos, estéticos, socioculturais, econômicos e tecnológicos e desenvolver atitudes que caracterizem uma atuação profissional ética, respeitando os valores de cidadania e responsabilidade social.


Campos de Atuação

• Confecções de Moda;

• Indústria de aviamentos e acessórios;

• Empresas de varejo de Moda;

• Fiações, tecelagens, malharias, estamparias, empresas de tecidos para decoração;

• Empresas de assessoria e consultoria de Moda;

• Empresas de produção artística na criação de figurinos e produção de Moda;

• Empresas de comunicação de Moda.

Saiba mais sobre o Curso de Design de Moda:
www.uel.br/prograd/catalogocursos