Ciências Sociais – Bacharelado e Licenciatura

(Centro de Letras e Ciências Humanas – CLCH)

Perfil Profissional

Objetivos do Curso

Campos de Atuação

Sistema Acadêmico

Organização Curricular


Perfil Profissional

BACHARELADO

Propõe-se a formação de um profissional (auto)reflexivo e comprometido, ética e socialmente, com a busca do conhecimento científico e o enfrentamento dos desafios do mundo contemporâneo. O Curso de Bacharelado em Ciências Sociais contribui com a formação de profissionais com as seguintes características: autonomia, capacidade analítica e crítica na análise dos fenômenos sociais; comprometimento com o enfrentamento das diversas formas de discriminação e desigualdade; atenção às relações de alteridade e de poder presentes nas culturas, instituições e sociabilidades de diferentes classes e grupos sociais; criatividade e inovação nas pesquisas acadêmicas e aplicadas; responsabilidade no atendimento das demandas da sociedade, articulando conhecimentos e saberes distintos.

LICENCIATURA

O Curso de Ciências Sociais – Habilitação Licenciatura – propõe a formação de um profissional com o seguinte perfil: capacidade de operar com teorias, conceitos e métodos próprios das Ciências Sociais, utilizando seus conhecimentos para melhor compreensão de seu contexto social e aprimoramento de sua prática profissional; habilidades didático-pedagógicas e domínio dos conteúdos básicos para o exercício do Magistério – Ensino da Sociologia no Ensino Médio; capacidade de pesquisa e reflexão crítica sobre a realidade social que o habilitem para a mediação/intervenção em processos sociais, culturais, políticos e pedagógicos; capacidade de operar novos recursos informacionais como meios de enriquecimento intelectual e didático, propiciando ambientes e situações educativas mais adequadas e promissoras à formação dos estudantes do Ensino Médio; cidadania ativa e compromisso com a justiça, a diversidade e a inclusão.


Objetivo do Curso

BACHARELADO

Oferecer sólida formação teórico-metodológica que, voltada para a pesquisa e para o exercício profissional, seja capaz de conduzir o aluno a uma reflexão crítica sobre a sociedade e, ao mesmo tempo, esteja aliada ao comprometimento com as questões sociais, culturais e políticas. Integrar o ensino, a pesquisa e extensão como momentos de um mesmo processo de construção do conhecimento; propiciar ao aluno uma formação integrada das áreas e subáreas das Ciências Sociais; garantir, na formação do estudante, o compromisso ético e social com a sua prática profissional.

LICENCIATURA

Permitir uma formação teórico-metodológica e didático-pedagógica sólidas, capazes de conduzir o estudante a uma reflexão ética e crítica sobre a sociedade contemporânea, o aprimoramento do exercício da cidadania e da docência. Integrar o ensino, a pesquisa e extensão como momentos de um mesmo processo de construção do conhecimento; propiciar ao estudante uma formação integrada das áreas e subáreas das Ciências Sociais; garantir, na formação do estudante, o compromisso ético e social com sua prática profissional; proporcionar o domínio de metodologias e de conteúdos básicos para o exercício do Magistério – Ensino da Sociologia no Ensino Médio.


Campos de Atuação

BACHARELADO

Empresas públicas e privadas, instituições de pesquisa e, após cursar pós-graduação, o exercício da docência no ensino superior. A profissão está regulamentada pela Lei n.º 6.888, de 10.02.80 e Decreto n.º 89.531, de 05.04.84.

LICENCIATURA

Escolas públicas e privadas de ensino fundamental, médio e superior.

Saiba mais sobre o Curso de Ciências Sociais – Bacharelado e Licenciatura:
www.uel.br/prograd/catalogocursos