Unidades para Visitação

CCA – CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
CCB – CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
CCE – CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS
Os cursos do CCE (Biotecnologia, Ciência da Computação, Física, Geografia, Matemática, Química e Ciências de Dados e Inteligência Artificial) irão recepcionar os visitantes nos corredores dos Blocos J, K e G do CCE (localidades 6, 7 e 9, de acordo com o mapa abaixo. Acesso direto pelo Calçadão).
BIOTECNOLOGIA
Corredor do Bloco J do CCE (localidade 6): Recepção aos visitantes. Apresentação do curso e descrição da atuação profissional do biotecnologista.
Laboratório de Ensino 344 do Departamento de Bioquímica e Biotecnologia (Bloco R, localidade 2): Demonstrações quanto ao perfil e atuação do profissional em Biotecnologia.
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
Corredor do Bloco J do CCE (localidade 6): Recepção aos visitantes. Apresentação do curso, descrição e exemplificação da atuação profissional do bacharel em Ciência da Computação.
CIÊNCIA DE DADOS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Corredor do Bloco J do CCE (localidade 6): Recepção aos visitantes. Apresentação do curso, descrição e exemplificação da atuação profissional do bacharel em Ciência de Dados e Inteligência Artificial.
FÍSICA
Corredor do Bloco G (Departamento de Física, localidade 9): Recepção aos visitantes. Apresentação dos cursos de Física, modalidades bacharelado e licenciatura. Demonstração de experimentos.
GEOGRAFIA
Corredor do Bloco K do CCE (localidade 7): Recepção aos visitantes. Apresentação dos cursos de Geografia, modalidades bacharelado e licenciatura.
Geotmac – Laboratório de Geografia, Território, Meio Ambiente e Conflito, sala 712 (localidade 7): Visitação.
Imap & p – Laboratório de Imagens, Paisagens & Personagens, sala 713, Departamento de Geografia (localidade 7): Visitação.
PET – Geografia – visitação 713.
Laboratório de Climatologia, o tempo em tempo real – visitação, sala 713.
LEGEA – Laboratório de Geografia Agrária – sala 713.
Museu de Geologia – Sala 362.
MATEMÁTICA
Corredor do Bloco J do CCE (localidade 6): Recepção aos visitantes. Apresentação do curso e descrição sobre a atuação profissional do licenciado e do bacharel em Matemática.
QUÍMICA
Corredor do Bloco K do CCE (localidade 7): Recepção dos visitantes. Apresentação dos cursos de Química, modalidades bacharelado e licenciatura; Demonstração de experimentos de Química.
Bloco Departamento de Química – Laboratórios de ensino 1 e 2 – Oficinas de Química
Universidade Estadual de Londrina – CCE
1. Biblioteca Central
2. Bloco R: Deptos de Química e de Bioquímica e Biotecnologia
3. Laboratórios de pesquisa: Depto de Química
4. Bloco Padrão: Deptos de Química e de Bioquímica e Biotecnologia
5. Bloco LEPEQ: Depto Química
6. Bloco J: Depto de Ciência da Computação; Administrativo CCE
7. Bloco K: Depto de Geografia; Administrativo CCE
8. Bloco Geografia: Depto de Geografia
9. Bloco G: Depto de Física
10. Bloco: Depto de Matemática; Depto de Estatística
11. Central de salas de aula do CCE
12. Ciência de Dados e Inteligência Artificial.

COMO CHEGAR – CCE
CCS – CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE (será atendido no LABESC – Laboratório Escola de Pós-Graduação)
ENFERMAGEM
Estação 1: Área de Fundamentos de Enfermagem – Demonstração das técnicas fundamentais de enfermagem (sondagem, catéteres, administração de medicamentos, enfaixamento e nebulizações).
Estação 2: Área de Saúde Mental – Apresentação do campo de atuação do enfermeiro em saúde mental promovendo a conscientização sobre a importância do cuidado com as emoções, por meio de atividades interativas, educativas e expressivas.
Estação 3: Área de Gerência dos Serviços de Saúde – Será feito um painel interativo, demonstrando as possibilidades de campos de atuação do enfermeiro, por meio de imagens de enfermeiros em cargos de gestão, como secretário de saúde, diretoria, supervisão e coordenação de enfermagem, auditoria, setor de materiais e educação continuada, entre outros. Será disposto flashcards/cartas com características corretas de cada função que se conecta a estas imagens. Os instrutores conduzirão a interação com a finalidade do participante expandir seu conhecimento sobre as possibilidades de atuação do enfermeiro.
Estação 4: Área de Saúde da Criança – Apresentação da manobra de desengasgo e reanimação cardiopulmonar em criança, por meio da utilização de bonecos e do projeto do Brinquedo Terapêutico.
Estação 5: Área de Saúde da Mulher – Apresentação de material educativo sobre planejamento familiar; exame das mamas; coleta de material para citologia oncótica, e material para educação do parto – boneca grávida; placenta, e bebê.
Estação 6: Área de Infectologia – Apresentação das áreas de atuação do enfermeiro na infectologia; apresentação das principais infecções, agentes etiológicos e sistemas acometidos; paramentações para prevenção da disseminação de infecções; técnica de higiene das mãos com tinta fluorescente reveladora.
Estação 7: Área de Centro Cirúrgico – Montagem e apresentação de uma mesa de instrumentação cirúrgica, explicando as áreas de atuação do enfermeiro perioperatório (central de esterilização, sala de recuperação anestésica, e centro cirúrgico – assistência, gestão e ensino).
Estação 8: Área de Saúde do Adulto – Treinamento de Ressuscitação Cardiopulmonar
Estação 9: Saúde Coletiva – Apresentação da área de atuação da Saúde Coletiva, o trabalho em rede e na perspectiva interprofissional, a partir da Atenção Básica. Papel da enfermeira na Saúde Coletiva, no acolhimento do cidadão usuário do SUS e nas Ações Programáticas como Programa de imunização, de controle da diabetes e hipertensão, prevenção de câncer de mama e de útero, atuando na promoção e prevenção da saúde, bem como no cuidado ao longo da vida das pessoas de seu território. Uso de jogos educativos.
FARMÁCIA
Estação 1: Centro acadêmico – Demonstração de plantas medicinais e óleos essenciais + Apresentação do curso, estrutura e perfil
Estação 2: CIATox – Animais peçonhentos + Áreas de atuação do farmacêutico I
Estação 3: Manipulação – Cosméticos com entrega de brinde + Áreas de atuação do farmacêutico II
Estação 4: Alimentos nutracêuticos e Saúde pública + perfil do egresso;
Estação 5: Farmácia escola – Medicamentos de alto custo + lista de projetos de pesquisa e extensão realizados no curso.
Estação 6: Análises Clínicas – áreas das análises clínicas + Dosagem de glicose
Estação 7: CRFJr e Kinase – atividades de extensão
FISIOTERAPIA
Estação 1: Introdução ao Curso de Fisioterapia
– Objetivo: Receber os visitantes e apresentar uma visão geral do curso e suas áreas de atuação.
– Atividades:
– Boas-vindas por professores e estudantes.
– Apresentação do curso (grade de disciplinas e estrutura do curso)
– Explicação breve sobre as oportunidades de carreira na área.
Estação 2: Explorando as Áreas da Fisioterapia: Hands-on e Demonstração Prática
– Objetivo: Informar sobre algumas áreas de especialidade da fisioterapia, sendo as atividades por Área.
– Atividades:
Fisioterapia Dermatofuncional
– Oficina de Cuidados com a Pele: Aplicação de drenagem linfática facial.
Fisioterapia em Gerontologia/ Reumatologia
– Jogo de Memória Funcional: jogo da memória com imagens de exercícios que ajudam na manutenção da mobilidade e independência dos idosos.
Fisioterapia do Trabalho
– Simulação de Ambiente de Trabalho: espaço montado que simule um escritório, permitindo que os visitantes pratiquem correções posturais em tempo real.
Fisioterapia Neurofuncional
– Avaliação de reflexo de quadríceps
– Gameterapia
Fisioterapia Respiratória e Cardiovascular
– Quiz sobre atividade física
– Medida de peak flow e/ou força muscular inspiratória
– Teste de sentar e levantar
Fisioterapia Traumato-Ortopédica e Esportiva
– Teste de prancha de 6 apoios
– Teste equilíbrio (balanço, prancha, bosu)
– Eletroterapia
– Anatomia osteoarticular: uso de modelo de esqueleto humano
– Treino de marcha com dispositivos auxiliares Muletas e andador
Fisioterapia em Saúde da Mulher e Oncológica
– Apresentação de modelos anatômicos 3D do assoalho pélvico, mamas e gestação.
– Roleta de perguntas sobre a área.
Fisioterapia Pediátrica
– Jogo interativo sobre os marcos do desenvolvimento motor do bebê
– Espaço de estimulação sensorial com diferentes texturas, sons e cores para os sentidos das crianças.
Inovação e Tecnologia
– Estação do Fabi – Núcleo de Tecnologia Digital e Inovação do HU
Estação 3: Rodas de Conversa, Networking e Feedback.
– Objetivo e atividades: Aprofundar o conhecimento sobre as especializações, ações e projetos realizados pelo curso e as perspectivas da carreira do Fisioterapeuta. Conclusão do circuito com oportunidades para perguntas finais, contatos; além de realizar a coleta de feedback dos participantes.
MEDICINA
TEREMOS DUAS SALAS COM APRESENTAÇÃO DO CURSO POR SÉRIES (AMBAS AS SALAS TERÃO A MESMA TEMÁTICA).
Vídeo mostrando o dia-a-dia dos alunos por série.
1. Representação da primeira e segunda séries
Embriologia: Peças da disciplina de embriologia, com explicação dos alunos dos primeiros anos.
Histologia: Microscopia mostrando os tecidos e os cortes.
2. Terceira e quarta séries
Pulmonare– Projeto de extensão da Pneumologia falando sobre Vape e mostrando as consequências a curto e longo prazo para o tecido pulmonar.
Boneco para ausculta pulmonar.
Liga de cardiologia: Ausculta cardíaca e doença coronariana.
3. Quinta e sexta séries
Internato Médico: Exame físico neurológico com a presença da Liga de Neurologia (mostrar peça do sistema nervoso central e inervação).
Teremos também a presença da Atlética da Medicina divulgando o Workshop anual.
NUTRIÇÃO
Estação 1: Apresentação do curso de Nutrição
Objetivo: Apresentar o curso, matriz curricular e áreas de atuação profissional.
Estação 2: Apresentação das disciplinas práticas
Objetivo: Demonstrar as atividades realizadas e os materiais utilizados nas disciplinas práticas como: Avaliação Nutricional, Técnica Dietética, Educação Alimentar e Nutricional, Dietas Hospitalares e Estágios.
Estação 3: Apresentação dos projetos de extensão e pesquisa
Objetivo: Apresentar atividades desenvolvidas nos projetos de extensão e pesquisa.
ODONTOLOGIA
Estação 1: Apresentação do curso – matriz curricular, estrutura física e perfil do egresso;
Estação 2: Projetos de pesquisa, ensino e extensão do curso;
Estação 3: Centro acadêmico – Banco de empréstimo de instrumentais
Estação 4: Áreas de atuação profissional
COMO CHEGAR – CCS (LABESC)
CECA – CENTRO DE EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E ARTES
ARQUIVOLOGIA
Sala 623 (Exposição, gincanas e informativos sobre os cursos)
ARTES CÊNICAS
O curso de Artes Cênicas receberá as e os visitantes em uma mesa localizada na Praça do CECA, diretamente em frente à entrada do prédio de laboratórios do curso. A partir daí, os visitantes serão direcionados a visitar a parte de trás do prédio, onde há um gramado onde acontecerão mostras do trabalho realizado no curso, e mais dois laboratórios, nos quais estarão acontecendo aulas e/ou atividades de projetos, abertos à visitação.
Nos períodos da manhã e da tarde, teremos intervenções da Oficina de Teatro de Animação na Praça do Ceca. Ao longo de todo o dia, a Oficina também estará aberta com uma exposição de bonecos, com a presença de monitores para guiar as e o0s visitantes.
No gramado e no Laboratório de Interpretação L1 teremos, na parte da manhã, apresentação de cenas do projeto de pesquisa em ensino “Rumos das Direções”, em conjunto com a disciplina de Direção Teatral e, à tarde, cenas do projeto de pesquisa em ensino “Qual é a Graça” e do projeto de extensão “Faz-me Rir”.
No gramado e Laboratório também teremos apresentações diversas das e dos estudantes do curso, ao longo do dia e no período noturno.
À partir das 18h, será montado no gramado de Cênicas uma exposição de figurinos, com fotos e manequins montados. Haverá também a projeção, na Concha Acústica do gramado, de vídeos sobre o curso. Esse período também contará com intervenções de pirofagia e um cortejo cênico do grupo de pesquisa Afrografias.
ARTES VISUAIS
Salas disponíveis para visitação:
1. Laboratório de Pintura
2. Laboratório de Desenho
3. Laboratório de Gravura
4. Laboratório de Fotografia
5. Laboratório de Cerâmica
6. Laboratório de Escultura
BIBLIOTECONOMIA
Sala 622 (Exposição, gincanas e informativos sobre os cursos)
Obs: para os cursos de Arquivologia e Biblioteconomia: Corredor do CECA: Painéis informativos; Praça: Stand e atividades com alunos indicando a sala da exposição; Biblioteca Central e Biblioteca Setorial: Stand e atividades com alunos indicando a sala da exposição.
DESIGN DE MODA
– Praça do CECA – Informações gerais sobre o curso e direcionamento para os locais de visitação;
– Sala 672 – Apresentação de Projetos Integradores (dossiês, produtos de moda, vídeos) e Apresentação de Ilustrações e Desenhos de Moda;
– 671 – Sala Tira-Dúvidas sobre o Vestibular e Prova de Habilidade Específica;
– 666 – Laboratório Têxtil (amostras de fios, fibras, tecidos, estampas);
– 668A – Apresentação de resultados de projetos de modelagem;
– 668B e C – Apresentação do Laboratório de Confecção e
– 675 – Modelagem e Prototipagem Digital.
DESIGN GRÁFICO
Sala 673 – Apresentação dos projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão, Vídeos e Animações.
Sala 674 – Apresentação dos projetos Vestibular e Cartazes InterDG, Ilustrações e TCCs.
Sala 675 – Apresentação de trabalhos de Modelagem 3D, Técnicas Digitais, Impressão 3D.
Praça do CECA – Apresentar o espaço e conduzir os visitantes para as salas de trabalhos.
JORNALISMO
Praça do CECA (em frente à rádio UEL FM) – Recepção aos visitantes feita pelos estudantes. Informações gerais do curso e direcionamento para espaços de visitação.
Todas as atividades de Jornalismo serão no andar superior. Os estudantes do curso estarão na praça do CECA para direcionar os visitantes.
Laboratório de Radiojornalismo – Explicações sobre o rádio e gravações de voz.
Laboratório de Telejornalismo – Dinâmicas de vídeo com fundo chroma-key (fundo verde para inserção de imagens), ilhas de edição e explicações sobre as práticas audiovisuais do curso.
Laboratório de Foto – Dinâmicas e explicações sobre fotografia e fotojornalismo.
Laboratório 1 – Jornalismo e mídias digitais.
MÚSICA
ATIVIDADES PROGRAMADAS
1. PRAÇA DO CECA: Durante todo o evento ocorrerão diversas apresentações musicais dos alunos e de estudantes egressos e convidados. Monitores estarão na estante ao lado do palco, dando informações gerais sobre o curso, sobre o vestibular e a prova de habilidades específicas (PHE), e o direcionamento para os locais de visitação.
2. PRAÇA DO CECA – APRESENTAÇÕES MUSICAIS:
– 9:30 – “Trançar o cordão: invenção e performance com marchinhas de Carnaval” (Projeto de Extensão)
– 10:00 – Zatti (voz e violão)
– 10:30 – Cecília Bandeira
– 11:30/12:30 – Jam Session (palco aberto)
– 15:30 – Banda “As Carecas e Eu”
– 16:00 – Grupo “MPB5”
– 18:00/20:00 – a confirmar
3. ESCUTANDO O PRÉDIO DE MÚSICA: Trata-se um percurso guiado que pretende instigar a escuta e a curiosidade dos visitantes ao mesmo tempo em que eles vão caminhando e conhecendo os vários espaços do prédio do curso de música da UEL (desde a entrada principal, até o terceiro andar).
4. SALA 656: Exposição de esculturas sonoras com guitarras preparadas. “Ação-Germinações: gestão de projetos embrionários e colaborativos em pesquisa artística com ênfase na música experimental” (Projeto de Extensão).
5. ESTÚDIO/LABORATÓRIO (SALA 657): Concerto eletroacústico em tempo real, com sons captados no entorno do prédio de música e da sala 656 (Mostra da disciplina Música e Tecnologia).
6. OFICINAS ABERTAS AOS VISITANTES:
– SALA 656: OFICINA DE CANTO CORAL (14:00-15:15)
– SALA 655: OFICINA DE PERCUSSÃO CORPORAL (16:30-17:30)
RELAÇÕES PÚBLICAS
Horário das atividades:
– 8h30 às 12h00
– 14h00 às 21h00
Atividades em dois locais:
1. Praça do CECA:
Recepção aos visitantes. Apresentação do curso e da profissão de Relações Públicas. Convite para conhecer o Escritório de Relações Públicas, sala 627.
2. Escritório de Relações Públicas/térreo do Departamento de Comunicação – Sala 627:
Mesas temáticas com exposição dos temas:
Área de atuação do Profissional de Relações Públicas;
Trabalhos discentes, vídeo e fotos do curso em exposição permanente.
Apresentação das disciplinas do curso – Projeto Pedagógico do Curso (PPC)/Matriz Curricular;
Apresentação de Projetos de Ensino, Pesquisa, Extensão do curso, do Centro Acadêmico, da Atlética e Ligas acadêmicas;
Apresentação de participação produção e participação de eventos, Expocom de 2025 que alunos irão participar e concorrer a premiação.
Espaço interação para Foto (cantinho para Self) e QR Code das páginas do curso das mídias institucionais.
COMO CHEGAR – CECA
CEFE – CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTES
EDUCAÇÃO FÍSICA
As atividades serão realizadas nas quadras poliesportivas do Ginásio José Coracy Ferraz Bueno (ginásio central do CEFE) e envolverão:
a) espaço para o fornecimento de informações gerais do curso de Educação Física;
b) mostra de projetos de ensino, pesquisa e extensão e de trabalhos científicos;
c) atividades na parede de escalada;
d) vivências em atividades esportivas;
e) apresentação de instâncias estudantis do curso (PET, Empresa Júnior, Atlética, Bateria).
Todas as atividades poderão ser observadas e visitadas no mesmo ambiente.
COMO CHEGAR – CEFE
CESA – CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS APLICADOS
ADMINISTRAÇÃO
Anfiteatro do CESA
Tendas em Frente ao Anfiteatro (Empresa Junior e Liga de GP)
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Anfiteatro do CESA
Tendas em Frente ao Anfiteatro (Empresa Junior e Liga de GP)
CIÊNCIAS ECONÔMICAS
Anfiteatro do CESA
DIREITO
Anfiteatro do CESA
Salas: 417 e 418
SECRETARIADO EXECUTIVO
Anfiteatro do CESA
SERVIÇO SOCIAL
Anfiteatro do CESA
COMO CHEGAR – CESA
CLCH – CENTRO DE LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS
CTU – CENTRO DE TECNOLOGIA E URBANISMO
ARQUITETURA E URBANISMO
– Período de visitação: 8h30 às 12h e 14h às 21h.
– Atividades do curso para a visita: O curso de Arquitetura e Urbanismo fará exposição de Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão, trabalhos desenvolvidos ao longo do curso, maquetes e várias apresentações de teatro sobre Arquitetura e Urbanismo que ocorrerá em vários horários, com entrega de convites na sala do curso de Arquitetura. As apresentações do teatro ocorrerão durante os horários da feira. Além disso, os visitantes poderão tirar suas dúvidas com os estudantes que estarão na sala do curso esclarecendo e apresentando os trabalhos desenvolvidos no curso.
– Roteiro da visita: A visita ao curso de graduação de Arquitetura e Urbanismo ocorrerá na Sala nº 1026, na sala 1009B (teatro) e na instalação do Cubo (construção de madeira em frente a sala 1026, do Centro de Tecnologia e Urbanismo – CTU.
ENGENHARIA CIVIL
– Período de visitação: 8h30 às 12h e 14h às 21h.
– Atividades do curso para a visita: O curso de graduação em Engenharia Civil fará uma exposição das atividades do Curso, Projetos de Ensino e Extensão. Os visitantes poderão interagir com os modelos expostos e com os estudantes de graduação que apresentarão seus trabalhos e falarão sobre a dinâmica do curso.
– Roteiro da visita: A visita ao curso de graduação em Engenharia Civil será exclusivamente dentro da Sala 1025 do Centro de Tecnologia e Urbanismo – CTU.
ENGENHARIA ELÉTRICA
– Período de visitação: 8h30 às 12h e 14h às 21:00h.
– Atividades do curso para a visita: O curso de graduação em Engenharia Elétrica fará exposição de Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão, bem como dos Programas de Formação Complementar: Ramo Estudantil IEEE e Empresa Júnior de Engenharia Elétrica UEL. Os visitantes poderão interagir com os protótipos expostos e com estudantes de graduação e pós-graduação que apresentarão seus trabalhos e falarão sobre a dinâmica do curso.
– Roteiro da visita: A visita ao curso de graduação em Engenharia Elétrica será nas dependências do Centro de Tecnologia e Urbanismo – CTU, a saber:
a) Sala nº 1027 (andar térreo): Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão, bem como dos Programas de Formação Complementar: Ramo Estudantil IEEE e Empresa Júnior de Engenharia Elétrica UEL;
b) Apresentações e Oficinas do Projeto de Extensão SARAU-CTU, que conta com aproximadamente 150 alunos do CTU e outros centros da UEL, distribuídos nas:
– Sala 1009B: oficinas de Origami, Cubo Mágico, Aquarela, Xadrez, Dança e Crochê;
– Sala 1009B: apresentação da Cadeia do Som (visualização dos sinais elétricos envolvidos nos efeitos de áudio de guitarra elétrica);
– Pátio Térreo do CTU: apresentações musicais (no horário do almoço e à noite);
– Multimeio 9: apresentações cênicas envolvendo maquetes de teatros.
COMO CHEGAR – CTU
BIBLIOTECA CENTRAL
A Biblioteca Central terá o prazer de participar da Feira das Profissões no dia 1º de julho de 2025.
Estaremos recepcionando os visitantes na entrada da Biblioteca, oferecendo uma recepção especial para grupos ou pessoas interessadas em conhecer nosso espaço e os serviços que oferecemos.
Estará em exposição um banner informativo e um espaço preparado para fotos (selfies), para que nossos convidados possam registrar esse momento.
Este ano, preparamos uma atividade dinâmica e interativa para tornar a visita ainda mais envolvente e atrativa. Será uma ótima oportunidade para descobrir tudo o que a Biblioteca Central pode oferecer!
COMO CHEGAR – BIBLIOTECA CENTRAL – BC
ASSESSORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS (ARI)
A ARI é um órgão vinculado ao Gabinete da Reitoria, que desempenha papel fundamental no estabelecimento de parcerias com instituições estrangeiras visando a formulação de acordos e convênios que viabilizam a cooperação acadêmica internacional. Para esse fim busca apoiar iniciativas de intercâmbio de integrantes da comunidade universitária, dar acolhimento a visitantes estrangeiros, auxiliar estudantes e docentes em suas propostas de cooperação internacional e identificar oportunidades para o fortalecimento da internacionalização da universidade.
Atividades atrativas que serão demonstradas:
– Diálogo com os estudantes internacionais da UEL (múltiplas nacionalidades e idiomas);
– Jogo interativo no formato “Jogo da Memória”, com informações sobre os parceiros internacionais da UEL;
– Outras atividades interativas envolvendo a temática da internacionalização, que ainda estão sendo desenvolvidas pela equipe.
Local: Assessoria de Relações Internacionais (ARI)
COMO CHEGAR – ARI