354 – DESIGN DIGITAL
ATENÇÃO: A COORDENAÇÃO DO CURSO INFORMA, O CURSO NÃO SERÁ OFERTADO POR NÃO ATINGIR O NÚMERO MÍNIMO DE INSCRITOS.
Prof. Dr. Claudio Pereira de Sampaio
Frequência de Aulas: | Quinzenais |
Horários: | Sextas-feiras das 19h às 23h, Sábados das 8h às 12h e das 14h às 18h |
Duração: | O curso tem duração de 3 períodos letivos (18 meses), sendo 2 períodos para o cumprimento das disciplinas e 1 período para entrega do TCCPG. |
Local das aulas: | Departamento de Design nas salas 663, 664 e 673. |
Público Alvo: | O Curso destina-se a portadores de diploma de curso superior nas áreas de: Design Artes Visuais, Comunicação Social, Computação e Publicidade e Propaganda, graduados em áreas afins, profissionais que buscam ampliar seus conhecimentos no mercado do Design Digital. |
E-mail: | spg.latosensu@uel.br |
Evento | Período |
---|---|
Publicação do Edital de Abertura de Inscrição – Via Web | Dia 14/10/2020 |
Período de Inscrição – Via Web | De 26/10/2020 (8:00) a 26/03/2021 – (ATÉ 23:59) |
Período de entrega Documentos para Seleção (VIA E-MAIL) | De 26/10/2020 (8:00) a 26/03/2021 – (ATÉ 23:59) VIA E-MAIL spg.latosensu@uel.br |
Período de Envio dos Documentos – Correio/Via SEDEX | SOMETE VIA E-MAIL spg.latosensu@uel.br De 26/10/2020 (8:00) a 26/03/2021 – (ATÉ 23:59) |
Período de Seleção | De 29 e 31/03/2021 |
Resultado da Seleção – Via Web – (PROPPG após 16h/) | Dia 01/04/2021 |
Período de matricula Via Web – Portal de Estudante de Pós-Graduação | De 05/04/2021 (8:00) a 09/04/2021 – (ATÉ 23:59) |
Período de entrega Documentos para Matrícula – (VIA E-MAIL) | De 05/04/2021 (8:00) a 09/04/2021 – (ATÉ 23:59) VIA E-MAIL spg.latosensu@uel.br |
Havendo Suplente – Período de Matrícula, caso convocado | |
Início das Aulas – (Calendário previsto para primeira semana de março) | (Consultar Quadro de Horário) |
2 DGN 153 – Comunicação Criativa: Direção de Arte – 30h
Processo criativo das questões e construções conceituais que envolvem os aspectos associados à retórica textual integrada ao visual e criação imagética – direção da arte. Compreensão e análise dos elementos visuais integrados aos elementos textuais expressos na criação e produção imagética por meio da construção de discursos que expressem as estratégias de comunicação criativas.
2 DGN 210 – Design de Interface – 45h
Tópicos do design da interface gráfica relacionados com as restrições estabelecidas pela mídia. Arquitetura da informação, os mapas e as estratégias de navegação, os novos dispositivos de interação e as áreas úteis para o layout do projeto. As novas tendências em tecnologias, linguagem gráfica e conteúdo informacional. Tendências em tecnologias, linguagem gráfica e conteúdo.
2 DGN 211 – Design thinking e Gestão do Design – 30h
Abordar a aplicação do conceito de Design Thinking na solução de problemas e exploração de oportunidades em produtos e serviços, com ênfase na criação de valor. Características, competências e papel do profissional que conduz esse processo (design thinker).
2 DGN 213 – Formatação de Interfaces Web – 40h
Técnicas e as ferramentas utilizadas para geração de sistemas para Web. Linguagem Javascript. Formatação das interfaces. HTML linguagem de marcação e CSS folhas de estilo encadeadas.
2 DGN 152 – Hipermídia e Convergência Midiática – 15h
Processo de convergência de mídias e linguagens que leva ao surgimento dos formatos digitais em rede. Matrizes de linguagem e pensamento: sonora, visual e verbal. Hibridização das matrizes de linguagem e seus efeitos de sentido. Cultura da convergência e as novas relações de produção midiática.
2 DGN 151 – Imagem na Contemporaneidade – 15h
Conceito de Imagem. As imagens técnicas e os meios midiáticos. Cultura Digital: meios e a relação com a sociedade contemporânea.
2 DGN 214 – Marketing Digital – 45h
Fundamentos teóricos de Marketing. Noções do ecossistema do Marketing Digital e suas ferramentas. Marketing para Buscadores, Redes Sociais, Mídia Paga e outros Canais Digitais. Táticas de conteúdo para Inbound e Outbound Marketing. Introdução à Métricas e Mensuração. Estudos de casos em campanhas de ativação da marca pela internet.
2 DGN 155 – Pesquisa Científica em Design 15h
O conhecimento científico e empírico em design. Processo, métodos e técnicas científicas e sistêmicas para o design.
2 DGN 164 – Desenvolvimento de Pesquisa em Design Digital – 15h
Planejamento, desenvolvimento e execução de projeto de pesquisa aplicada ao design digital.
2 DGN 216 – Produção de Vídeo para Mídias Digitais – 45h
Pré-produção. Noções de roteiro, linguagem e técnica de vídeo. Produção de vídeo. Pós-produção. Motion Graphics.
2 DGN 215 – UX e Usabilidade Aplicados em Web e Mobile 30h
Introdução à experiência do usuário com foco no Design de interação centrado no usuário. Usabilidade e testes com o usuário. A integração da equipe e sua importância no processo de desenvolvimento em Projeto UX. A arquitetura da informação no contexto UX. Técnicas e ferramentas para UX Design. Projeto prático de UX Design.
2 DGN 212 – Tópicos Especiais em Design – 30h
Design contemporâneo, tendências e mercado. Processo híbridos entre linguagens.
2 DGN 160 – Empreendedorismo no Design 30h
Identificação de oportunidades e ciclo de desenvolvimento de novos negócios. Modelagem de negócios. Da ideia ao plano de negócios. Ambiente empreendedor.
2 DGN 158 – Gestão Financeira em Design – 30h
Composição de preços em design. Balanço patrimonial, demonstração de resultados e fluxo de caixa. Ferramentas de análise e gestão financeira (dados para tomada de decisões).
2 DGN 159 – Inovação Social – 30h
Inovação social por meio do design. Fundamentos do desenvolvimento sustentável. Dimensões contemporâneas da sustentabilidade. Design e ciclo de vida dos sistemas de produção e utilização – análise e estratégias para sua otimização quanto à sustentabilidade.
2 DGN 172 – Planejamento de Comunicação – 30h
Desenvolver uma concepção sistemática e geral da realidade mercadológica utilizando a comunicação como ferramenta, fornecendo uma visão do processo e das funções básicas de marketing e comunicação. Fornecer instrumentais técnicos para a análise de mercado e mix de comunicação e a tomada de decisão. Desenvolver atividades práticas visando propiciar a fusão do conhecimento com os instrumentos técnicos, formalizando um processo de decisão ligado à realidade do mercado. As especificidades do meio digital para o desenvolvimento de uma campanha de comunicação online envolvendo o uso de redes sociais
Professores | Disciplinas |
---|---|
Esp. Erico Belém | Comunicação Criativa: Direção de Arte e Redação |
Dr. Rogério Zanetti Gomes | Desenvolvimento de Pesquisa em Design Digital – Tópicos Especiais em Design |
Me. Murilo Crivellari Camargo | Design de Interface |
Dr. Claudio Sampaio | Design Thinking e Gestão de Design |
Me. Matheus Santana da Silva | Formatação de Interface Web |
Dr. Juliana Barbosa | Hipermídia e Convergência Midiática |
PhD. Rodolfo Rorato Londero | Imagem na Contemporaneidade |
Esp. Rodrigo Chagas Rodrigo Chagas | Marketing Digital |
Dra. Ana Luísa Boavista | Pesquisa Científica em Design |
Dr. Marcelo Castro Andreo / Esp. Jose Marcus | Produção de Vídeo para Mídias Digitais |
Dra. Vanessa Barros / Esp. Meryenn M. S. Francisco | UX e Usabilidade aplicados em web e mobile |
Horário das aulas para o primeiro, segundo semestre de 2019 e primeiro semestre de 2020
Calendário das atividades dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu.
- Ficha de inscrição preenchida – disponível em: Inscrições via Web
- Apresentar comprovante de recolhimento do preço público de inscrição correspondente ao valor de R$ 81,00 (oitenta e um reais);
- Cópia do histórico escolar de graduação;
- Currículum Plataforma Lattes – documentado;
- Fotocópia autenticada* do Diploma do curso de Graduação;
- Candidatos Estrangeiros deverão apresentar cópia do passaporte com visto de permanência no país, cópias autenticadas do diploma de graduação e tradução do mesmo, por órgão oficial.
Procedimentos para Confirmação da Matrícula Via Web (Portal do Estudante):
Procedimentos para Impressão dos Boletos e Termo de Compromisso – (Curso Conveniado – ITEDES):
Obs.:O candidato deverá recolher a 1ª mensalidade do curso (referente à matrícula), por meio do site do ITEDES através do link www.itedes.org.br/pos/aluno, ativar o perfil de seu número de matrícula, emitir o boleto bancário e termo de compromisso. Se V.Sa. não conseguir ativar o perfil ou emitir os documentos (boleto e termo) ou se tiver dúvidas em relação a este item, por favor entre em contato com o ITEDES (43)33282400 ou cobranca@itedes.org.
Não há possibilidade de emitir boleto bancário na matrícula via portal do estudante.
Local de Entrega da Documentação:
Seção de Pós-Graduação, Centro de Educação, Comunicação e Artes/CECA – Campus Universitário, de 2ª a 6ª feira, no horário das 14h30min às 17h30min. Mais informações pelo telefone (43) 3371-4665.
Endereço para entrega de Documentos via SEDEX:
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA
Centro de Educação, Comunicação e Artes
Secretaria de Pós-Graduação
A/C (nome do curso)
Rodovia Celso Garcia Cid – Pr 445, Km 380 – Campus Universitário
Caixa Postal 10.011
CEP 86057-970
Londrina/PR
- Análise de Curriculum;
- Dia 19 de fevereiro de 2021, por meio de Edital a ser publicado via internet pelos Editais de Resultados após as 16h. Não será informado resultado por telefone.
- A matrícula será realizada via internet, por meio do site da Instituição: Portal do Estudante de Pós-Graduação. O candidato aprovado e classificado terá que se cadastrar previamente para ter acesso ao Portal do Estudante de Pós-Graduação e realizar a matrícula. O cadastro deverá ocorrer no mesmo período em que será realizada a matrícula. As instruções sobre o procedimento de matrícula e o sistema para efetuar a matrícula eletrônica estarão disponíveis no site mencionado.
- Havendo suplentes, a convocação e matrícula destes serão realizadas via Internet, no site da Instituição: Portal do Estudante de Pós-Graduação. O candidato suplente terá que se cadastrar primeiro para ter acesso ao Portal do Estudante de Pós-Graduação e realizar a matrícula. As instruções sobre o procedimento de matrícula, bem como o Sistema para efetuar a matrícula eletrônica estarão disponíveis no site mencionado.
- Dia 19 de fevereiro de 2021, por meio de Edital a ser publicado via internet pelos Editais de Resultados após as 16h. Não Será informado resultado por telefone.
Matrícula dos Candidatos Aprovados: (Consulte o MANUAL)
- A matrícula será realizada via internet, por meio do site da Instituição: Portal do Estudante de Pós-Graduação. O candidato aprovado e classificado terá que se cadastrar previamente para ter acesso ao Portal do Estudante de Pós-Graduação e realizar a matrícula. O cadastro deverá ocorrer no mesmo período em que será realizada a matrícula. As instruções sobre o procedimento de matrícula e o sistema para efetuar a matrícula eletrônica estarão disponíveis no site mencionado.
- Havendo suplentes, a convocação e matrícula destes serão realizadas via Internet, no site da Instituição: Portal do Estudante de Pós-Graduação. O candidato suplente terá que se cadastrar primeiro para ter acesso ao Portal do Estudante de Pós-Graduação e realizar a matrícula. As instruções sobre o procedimento de matrícula, bem como o Sistema para efetuar a matrícula eletrônica estarão disponíveis no site mencionado.
- É de exclusiva responsabilidade de o candidato inscrito acompanhar a publicação ou divulgação dos atos relativos ao Edital de Inscrição para os Cursos de Pós-Graduação Lato sensu, divulgados na internet, no endereço eletrônico de cada Curso (Selecionar o Curso e observar as informações), obrigando-se a atender aos prazos e condições estipulados neste Edital e nos que forem publicados durante a execução da seleção pública.
Período | Observação | Horários |
---|---|---|
Até 21/12/2020 | Atendimento ao Público | Das 14h às 17h30 – 19h às 22h30 |
De 23/12/2020 a 06/01/2021 | Sem atendimento | Recesso |
A partir de 07/01/2021 | Atendimento ao Público | Das 14h às 17h |
- Estar atento às informações do Calendário das atividades do curso de Pós-Graduação Lato Sensu, do Regulamento e da Resolução vigente do programa (Link disponível no inicio desta página). Estas informações ajudarão o aluno a entender os procedimentos do curso e o cumprimento dos prazos, evitando assim, aborrecimentos no decorrer de suas atividades acadêmicas.
- O endereço de E-mail do aluno deverá estar sempre atualizado no Sistema UEL, pois este é o caminho que a Secretaria de Pós/CECA tem para se comunicar com o aluno, caso aconteça mudança no endereço eletrônico, o aluno deverá comunicar a Secretaria de Pós/CECA e solicitar atualização.
- Após o recebimento da Ata de Avaliação Final ou Defesa na PROPPG – Divisão de Registro Acadêmico, o estudante será cadastrado como CONCLUÍDO no Sistema Acadêmico de Pós-Graduação e serão realizados os procedimentos para emissão dos documentos de conclusão de curso, sem a necessidade de que o estudante requeir
- Neste período em que o estudante foi cadastrado como CONCLUÍDO no Sistema Acadêmico de Pós-Graduação, ele poderá retirar via Portal do Estudante um Atestado de Conclusão de Curso, para utilizar temporariamente até que seja expedido o documento oficial (aproximadamente 30 dias para expedição).
- Após o registro do documento oficial de conclusão de curso, não será mais possível à emissão do atestado, sendo que o estudante deverá retirar no balcão de atendimento da PROPPG o documento oficial (CERTIFICADO).