014 – Comunicação Organizacional: Desafios e Complexidade
Nível: Especialização
SEM PREVISÃO DE NOVA OFERTA
Frequencia de Aulas: | Sextas-feiras e sábados. |
Horários: | Das 19 às 23 horas (sextas-feiras) Das 08 às 12 / 14 às 18 horas (sábados) Obs.: Na medida do possível, as disciplinas ocorrem em finais de semana alternados. |
Local das aulas: | 631 |
Público Alvo: | Profissionais, graduados em Comunicação Social, que atuam ou pretendam atuar no mercado da Comunicação Organizacional, em assessorias e consultorias de Comunicação, Administração, Marketing e Recursos Humanos, Profissionais liberais, professores e empresários graduados em qualquer área do conhecimento, interessados em Comunicação Organizacional, desde que comprovem conclusão de graduação na matrícula. |
E-mail: | spg.latosensu@uel.br |
Evento | Período |
---|---|
Publicação do Edital de Abertura de Inscrição – Via Web | Dia 17/09/2013 |
Período de Inscrição – Via Web | De 30/09/2013 a 20/02/2014 |
Período de entrega Documentos para Seleção (SPG/CECA) | De 30/09/2013 a 20/02/2014 |
Período de entrega Documentos para Seleção (SPG/CECA) | De 30/09/2013 a 20/02/2014 |
Período de Envio dos Documentos – Correio/Via SEDEX | De 30/09/2013 a 15/02/2014 |
Período de Seleção | De 21 a 24/02/2014 |
Resultado da Seleção – Via Web (PROPPG após 16h/) | Dia 26/02/2014 |
Período de Matrícula via web – (consultar Manual) | Dias 27 e 28/02/2014 |
Período de entrega Documentos para Matrícula – (SPG/CECA) | Dias 27 e 28/02/2014 |
Havendo Suplente – Período de Matrícula, caso convocado | Dia 06/03/2014 |
Início das Aulas – (Calendário previsto para primeira semana de março) | (Consultar Quadro de Horário) |
ASSESSORIA DE IMPRENSA, PREVENÇÃO E GERENCIAMENTO DE CR Relacionamento estratégico com a mídia. Mídia e formação de opinião pública. Antecipação e gerenciamento de crises. Mídia training. Casos práticos de relacionamento com mídia e de gestão de crise organizacionais. |
COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E PÓS-MODERNIDADE Comunicação organizacional e pós-modernidade. Modelos explicativos da comunicação organizacional. O processo de comunicação social e suas aplicações no contexto organizacional. |
COMUNICAÇÃO E PROCESSO ESTRATÉGICO EM AMBIENTES COMPETITIVOS Administração estratégica – processo e modelos de análise em mercados competitivos. Visão sistêmica da comunicação no processo de desenvolvimento estratégico. Análise de ambientes competitivos e projeções de cenários. Exemplos práticos de modelos de gestão estratégica e diretrizes orgânizacinais. Execução dos planos estratégicos. E o papel da comunicação. |
COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL: ABORDAGENS TEÓRICAS E PRÁTICAS Comunicação informacional e interativa. Comunicação dialógica e colaborativa. Comunicação organizacional:conceitos e perspectivas teórico – práticas. Práticas de comunicação organizacional nas organizações. |
COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL PARA A SUSTENTABILIDADE E RE Responsabilidade socioambiental das organizações. A dinâmica da gestão da sustentabilidade nas organizações contemporâneas. A comunicação e seu papel na definição da política de responsabilidade corporativa. |
CULTURA E COMUNICAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES Culturas na organização. A relação entre cultura entre a cultura e comunicação. Cultura nas perspectivas integra, diferenciada e fragmentada. Comunicação e cultura nas perspectivas positivista, interpretativa, critica e pós-moderna. |
ESTRATÉGIAS DE RELACIONAMENTO ORGANIZACIONAL INTERNO A competência interpessoal e o papel do novo líder. Comunicação interna estratégica. Impactos da comunicação interna na reputação pública. Análise e elaboração de projetos de comunicação interna para organizaçõe |
ÉTICA NA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL Ética nas relações organizacionais. Política e filosofia de comunicação organizacional. Gerenciamento ético de crises organizacionais. Ética profissional na comunicação. |
EVENTO COMO ESTRATÉGIA DE RELACIONAMENTO NAS ORGANIZAÇÕES Evento – estratégia na Comunicação Organizacional. Análise do micro e macro ambientes que interferem na operacionalidade do evento. Estruturação dos meios de desenvolvimento e os diferenciais mercadológicos. Tipologia, planejamento e organização de eventos. |
GESTÃO E MONITORAMENTO DA REPUTAÇÃO CORPORATIVA Concepção estratégica de públicos . imagem e reputação corporativa. Política comunicacional para organizações contemporâneas. Planos de melhoria de conhecimento, habilidades, competências e programas de gestão de reputação corporativa. |
METODOLOGIA DA PESQUISA EM COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL Característica fundamentais da pesquisa cientifica em comunicação organizacional. Definição do problema de pesquisa, objetivos, quadro teórico, e estrutura do trabalho de conclusão do curso. Métodos e técnicas de coleta e analise de de dados. Redação do texto científico com estudo de caso |
PRÁTICAS DE CONSUMO E DA COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA INTE Gestão da comunicação persuasiva. Determinação do “target”. Análise do “briefing” do cliente, com atenção especial ao posicionamento do produto ou serviço. A lógica da terceira linguagem. Preceitos ético e técnicos de uma linguagem responsável. |
TRAB. DE CONCL. DE CURSO PÓS-GRAD. TCC |
Horário das aulas do primeiro e segundo período
Calendário das atividades dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu.
- Ficha de inscrição preenchida – disponível em: Inscrições via Web
- Apresentar comprovante de recolhimento do preço público de inscrição correspondente ao valor de R$ 50,00 (cinquenta reais);
- Cópia do histórico escolar de graduação;
- Currículum vitae Plataforma Lattes – documentado; (Obs.: Currículum vitae DOCUMENTADO é o curriculum impresso e com as fotocópias de todos os documentos comprobatórios anexos).
- Formulário do perfil profissiográfico – Modelo – Uma Cópia impressa datada e assinada que deverá ser entregue junto com a documentação.
- Fotocópia do C.P.F.; (ou do RG que comprove o número, ou do Comprovante da Situação Cadastral no CPF retirado do site da Receita Federal)
- Fotocópia da Cédula de Identidade (RG); (não será aceito CNH, obrigatório cópia do próprio RG)
- Fotocópia do Certificado de Reservista;(fotocópia Frente e Verso – obrigatório Cópia da Digital)
- Fotocópia da Certidão de Nascimento ou Casamento;
- Fotocópia autenticada* do Diploma do curso de Graduação;
- Candidatos estrangeiros deverão apresentar os seguintes documentos:
1. Cópia do passaporte;
2. Cópia autenticada do diploma de graduação (idioma de origem);
3. Cópia autenticada da tradução juramentada do diploma de graduação;
4. Cópia autenticada da Certidão de Nascimento ou Casamento (idioma de origem);
5. Cópia autenticada da tradução juramentada da Certidão de Nascimento ou Casamento;
6. Cópia do CPF;
7. visto de permanência no país, atualizado.
Procedimentos para Confirmação da Matrícula Via Web (Portal do Estudante):
Procedimentos para Impressão dos Boletos e Termo de Compromisso – (Curso Conveniado – ITEDES):
Obs.:O candidato deverá recolher a 1ª mensalidade do curso (referente à matrícula), por meio do site do ITEDES através do link www.itedes.org.br/pos/aluno, ativar o perfil de seu número de matrícula, emitir o boleto bancário e termo de compromisso. Se V.Sa. não conseguir ativar o perfil ou emitir os documentos (boleto e termo) ou se tiver dúvidas em relação a este item, por favor entre em contato com o ITEDES (43)33282400 ou cobranca@itedes.org.
Não há necessidade de apresentar o comprovante de pagamento para a UEL, este procedimento será realizado pelo ITEDES.
Não há possibilidade de emitir boleto bancário na matrícula via portal do estudante.
Local de Entrega da Documentação:
Seção de Pós-Graduação, Centro de Educação, Comunicação e Artes/CECA – Campus Universitário, de 2ª a 6ª feira, no horário das 14h30min às 17h30min. Mais informações pelo telefone (43) 3371-4665.
Endereço para entrega de Documentos via SEDEX:
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA
Centro de Educação, Comunicação e Artes
Secretaria de Pós-Graduação
A/C (nome do curso)
Rodovia Celso Garcia Cid – Pr 445, Km 380 – Campus Universitário
Caixa Postal 10.011
CEP 86057-970
Londrina/PR
- Análise de Curriculum vitae;
- Avaliação do Perfil Profissiográfico do candidato (Perfil Pessoal).Obs.:Preenchimento do Questionário (Perfil pessoal), que deverá ser preenchido, assinado e entregue junto com a documentação.
- Dia 20 de fevereiro de 2020, por meio de Edital a ser publicado via internet pelos Editais de Resultados após as 16h. Não será informado resultado por telefone.
Matrícula dos Candidatos Aprovados: (Consulte o MANUAL)
- A matrícula será realizada via internet, por meio do site da Instituição: Portal do Estudante de Pós-Graduação. O candidato aprovado e classificado terá que se cadastrar previamente para ter acesso ao Portal do Estudante de Pós-Graduação e realizar a matrícula. O cadastro deverá ocorrer no mesmo período em que será realizada a matrícula. As instruções sobre o procedimento de matrícula e o sistema para efetuar a matrícula eletrônica estarão disponíveis no site mencionado.
- É de exclusiva responsabilidade de o candidato inscrito acompanhar a publicação ou divulgação dos atos relativos ao Edital de Inscrição para os Cursos de Pós-Graduação Lato sensu, divulgados na internet, no endereço eletrônico de cada Curso (Selecionar o Curso e observar as informações), obrigando-se a atender aos prazos e condições estipulados neste Edital e nos que forem publicados durante a execução da seleção pública.
Período | Observação | Horários |
---|---|---|
Até 05/12/2014 | Período Matutino não atenderá | Das 14h às 18h - 19h às 23h |
Dias 01 e 02/12/2014 | Sem atendimento | 2ª Fase do Vestibular |
De 08 a 22/12/2014 | Período Noturno não atenderá | Das 08h às 12h – 14h às 18h |
De 23/12/2014 a 06/01/2015 | Sem atendimento | Sem atendimento |
De 07/01 até 27/02/2015 | Período Noturno não atenderá | Das 08h às 11h – 14h às 16h |
A partir de 02/03/2015 | Período Matutino não atenderá | Das 14h às 18h – 19h às 23h |
Estar atento às informações do Calendário das atividades do curso de Pós-Graduação Lato Sensu, do Regulamento e da Resolução vigente do programa (Link disponível no inicio desta página). Estas informações ajudarão o aluno a entender os procedimentos do curso e o cumprimento dos prazos, evitando assim, aborrecimentos no decorrer de suas atividades acadêmicas.
O endereço de E-mail do aluno deverá estar sempre atualizado no Sistema UEL, pois este é o caminho que a Secretaria de Pós/CECA tem para se comunicar com o aluno, caso aconteça mudança no endereço eletrônico, o aluno deverá comunicar a Secretaria de Pós/CECA e solicitar atualização.
Primeiros passos para o aluno providenciar a entrega da monografia:
- Verificar no Calendário do Lato Sensu o período de entrega de Artigos;
- Antes da entrega da Monografia, o aluno deverá comparecer a Secretaria de Pós/CECA e solicitar a “Análise Curricular” para saber se está APTO ou NÃO para conclusão do curso, caso não esteja APTO, o aluno deverá regularizar sua situação e só depois entregar a Monografia, que deve aconteça dentro do prazo do Calendário.
Obs.: A Secretaria de Pós/CECA não receberá Monografias em que a situação do aluno na “Análise Curricular” não esteja Apto
CRÉDITOS – obrigatório aprovação em todas as disciplinas, bem como a obrigatórios a serem cumpridos para conclusão do curso – 24 cr
- Após o recebimento da Ata de Avaliação Final ou Defesa na PROPPG – Divisão de Registro Acadêmico, o estudante será cadastrado como CONCLUÍDO no Sistema Acadêmico de Pós-Graduação e serão realizados os procedimentos para emissão dos documentos de conclusão de curso, sem a necessidade de que o estudante requeir
- Neste período em que o estudante foi cadastrado como CONCLUÍDO no Sistema Acadêmico de Pós-Graduação, ele poderá retirar via Portal do Estudante um Atestado de Conclusão de Curso, para utilizar temporariamente até que seja expedido o documento oficial (aproximadamente 30 dias para expedição).
- Após o registro do documento oficial de conclusão de curso, não será mais possível à emissão do atestado, sendo que o estudante deverá retirar no balcão de atendimento da PROPPG o documento oficial (CERTIFICADO).
A PROPPG – Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UEL tem atendimento à comunidade nos seguintes horários: das 08h00 às 11h30, das 14h00 às 17h30, de segunda a sexta-feira.