014 – Comunicação Organizacional: Desafios e Complexidade


Nível: Especialização

SEM PREVISÃO DE NOVA OFERTA




Frequencia de Aulas:Sextas-feiras e sábados.
Horários:Das 19 às 23 horas (sextas-feiras)
Das 08 às 12 / 14 às 18 horas (sábados)
Obs.: Na medida do possível, as disciplinas ocorrem em finais de semana alternados.
Local das aulas:631
Público Alvo:Profissionais, graduados em Comunicação Social, que atuam ou pretendam atuar no mercado da Comunicação Organizacional, em assessorias e consultorias de Comunicação, Administração, Marketing e Recursos Humanos, Profissionais liberais, professores e empresários graduados em qualquer área do conhecimento, interessados em Comunicação Organizacional, desde que comprovem conclusão de graduação na matrícula.
E-mail:spg.latosensu@uel.br


EventoPeríodo
Publicação do Edital de Abertura de Inscrição –  Via WebDia 17/09/2013
Período de Inscrição – Via WebDe 30/09/2013 a 20/02/2014
Período de entrega Documentos para Seleção (SPG/CECA)De 30/09/2013 a 20/02/2014
Período de entrega Documentos para Seleção (SPG/CECA)De 30/09/2013 a 20/02/2014
Período de Envio dos Documentos – Correio/Via SEDEXDe 30/09/2013 a 15/02/2014
Período de SeleçãoDe 21 a 24/02/2014
Resultado da Seleção –  Via Web (PROPPG após 16h/)Dia 26/02/2014
Período de Matrícula via web – (consultar Manual)Dias 27 e 28/02/2014
Período de entrega Documentos para Matrícula – (SPG/CECA)Dias 27 e 28/02/2014
Havendo Suplente – Período de Matrícula, caso convocadoDia 06/03/2014
Início das Aulas –  (Calendário previsto para primeira semana de março)(Consultar Quadro de Horário)


ASSESSORIA DE IMPRENSA, PREVENÇÃO E GERENCIAMENTO DE CR

Relacionamento estratégico com a mídia. Mídia e formação de opinião pública. Antecipação e gerenciamento de crises. Mídia training. Casos práticos de relacionamento com mídia e de gestão de crise organizacionais.
COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E PÓS-MODERNIDADE

Comunicação organizacional e pós-modernidade. Modelos explicativos da comunicação organizacional. O processo de comunicação social e suas aplicações no contexto organizacional.
COMUNICAÇÃO E PROCESSO ESTRATÉGICO EM AMBIENTES COMPETITIVOS

Administração estratégica – processo e modelos de análise em mercados competitivos. Visão sistêmica da comunicação no processo de desenvolvimento estratégico. Análise de ambientes competitivos e projeções de cenários. Exemplos práticos de modelos de gestão estratégica e diretrizes orgânizacinais. Execução dos planos estratégicos. E o papel da comunicação.
COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL: ABORDAGENS TEÓRICAS E PRÁTICAS

Comunicação informacional e interativa. Comunicação dialógica e colaborativa. Comunicação organizacional:conceitos e perspectivas teórico – práticas. Práticas de comunicação organizacional nas organizações.
COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL PARA A SUSTENTABILIDADE E RE

Responsabilidade socioambiental das organizações. A dinâmica da gestão da sustentabilidade nas organizações contemporâneas. A comunicação e seu papel na definição da política de responsabilidade corporativa.
CULTURA E COMUNICAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES

Culturas na organização. A relação entre cultura entre a cultura e comunicação. Cultura nas perspectivas integra, diferenciada e fragmentada. Comunicação e cultura nas perspectivas positivista, interpretativa, critica e pós-moderna.
ESTRATÉGIAS DE RELACIONAMENTO ORGANIZACIONAL INTERNO

A competência interpessoal e o papel do novo líder. Comunicação interna estratégica. Impactos da comunicação interna na reputação pública. Análise e elaboração de projetos de comunicação interna para organizaçõe
ÉTICA NA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL

Ética nas relações organizacionais. Política e filosofia de comunicação organizacional. Gerenciamento ético de crises organizacionais. Ética profissional na comunicação.
EVENTO COMO ESTRATÉGIA DE RELACIONAMENTO NAS ORGANIZAÇÕES

Evento – estratégia na Comunicação Organizacional. Análise do micro e macro ambientes que interferem na operacionalidade do evento. Estruturação dos meios de desenvolvimento e os diferenciais mercadológicos. Tipologia, planejamento e organização de eventos.
GESTÃO E MONITORAMENTO DA REPUTAÇÃO CORPORATIVA

Concepção estratégica de públicos . imagem e reputação corporativa. Política comunicacional para organizações contemporâneas. Planos de melhoria de conhecimento, habilidades, competências e programas de gestão de reputação corporativa.
METODOLOGIA DA PESQUISA EM COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL

Característica fundamentais da pesquisa cientifica em comunicação organizacional. Definição do problema de pesquisa, objetivos, quadro teórico, e estrutura do trabalho de conclusão do curso. Métodos e técnicas de coleta e analise de de dados. Redação do texto científico com estudo de caso
PRÁTICAS DE CONSUMO E DA COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA INTE

Gestão da comunicação persuasiva. Determinação do “target”. Análise do “briefing” do cliente, com atenção especial ao posicionamento do produto ou serviço. A lógica da terceira linguagem. Preceitos ético e técnicos de uma linguagem responsável.
TRAB. DE CONCL. DE CURSO PÓS-GRAD. TCC


Horário das aulas do primeiro e segundo período



Calendário das atividades dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu.



Documentos para inscrição:

  1. Ficha de inscrição preenchida – disponível em: Inscrições via Web
  2. Apresentar comprovante de recolhimento do preço público de inscrição correspondente ao valor de R$ 50,00 (cinquenta reais);
  3. Cópia do histórico escolar de graduação;
  4. Currículum vitae Plataforma Lattes – documentado; (Obs.: Currículum vitae DOCUMENTADO é o curriculum impresso e com as fotocópias de todos os documentos comprobatórios anexos).
  5. Formulário do perfil profissiográfico – Modelo – Uma Cópia impressa datada e assinada que deverá ser entregue junto com a documentação.
  6. Fotocópia autenticada* do Diploma do curso de Graduação;
  7. Candidatos estrangeiros deverão apresentar os seguintes documentos:

    1. Cópia do passaporte;
    2. Cópia autenticada do diploma de graduação (idioma de origem);
    3. Cópia autenticada da tradução juramentada do diploma de graduação;
    4. Cópia autenticada da Certidão de Nascimento ou Casamento (idioma de origem);
    5. Cópia autenticada da tradução juramentada da Certidão de Nascimento ou Casamento;
    6. Cópia do CPF;
    7. visto de permanência no país, atualizado.

Procedimentos para Confirmação da Matrícula Via Web (Portal do Estudante):

Obs.: Na confirmação de matrícula o candidato recebe dois e-mails um com a senha e o número de matrícula, e outro com a informação da confirmação da matrícula. Para estas confirmações, quando o candidato recebe o primeiro e-mail, ele deverá entrar novamente no portal do estudante com os dados recebidos, e ir em, confirmar matrícula até o final do processo salvando-o, só depois de feito isto é que o candidato receberá o segundo e-mail informando a confirmação de matrícula. Caso não receba o segundo e-mail, sua matrícula não estará confirmada, então, favor ligar ainda dentro do período de matricula no horário de expediente para (43) 3371-4665, que a Secretaria de Pós/CECA dará apoio. Após o período de matrícula o candidato não conseguirá mais concluir a matrícula.

Procedimentos para Impressão dos Boletos e Termo de Compromisso – (Curso Conveniado – ITEDES):



Obs.:O candidato deverá recolher a 1ª mensalidade do curso (referente à matrícula), por meio do site do ITEDES através do link www.itedes.org.br/pos/aluno, ativar o perfil de seu número de matrícula, emitir o boleto bancário e termo de compromisso. Se V.Sa. não conseguir ativar o perfil ou emitir os documentos (boleto e termo) ou se tiver dúvidas em relação a este item, por favor entre em contato com o ITEDES (43)33282400 ou cobranca@itedes.org.


Não há necessidade de apresentar o comprovante de pagamento para a UEL, este procedimento será realizado pelo ITEDES.


Não há possibilidade de emitir boleto bancário na matrícula via portal do estudante.

Local de Entrega da Documentação:
Seção de Pós-Graduação, Centro de Educação, Comunicação e Artes/CECA – Campus Universitário, de 2ª a 6ª feira, no horário das 14h30min às 17h30min. Mais informações pelo telefone (43) 3371-4665.

Endereço para entrega de Documentos via SEDEX:

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA
Centro de Educação, Comunicação e Artes
Secretaria de Pós-Graduação
A/C (nome do curso)
Rodovia Celso Garcia Cid – Pr 445, Km 380 – Campus Universitário
Caixa Postal 10.011
CEP 86057-970
Londrina/PR

Critério para Seleção:

  • Análise de Curriculum vitae;
  • Avaliação do Perfil Profissiográfico do candidato (Perfil Pessoal).Obs.:Preenchimento do Questionário (Perfil pessoal), que deverá ser preenchido, assinado e entregue junto com a documentação.

Resultado da Seleção:

  • Dia 20 de fevereiro de 2020, por meio de Edital a ser publicado via internet pelos Editais de Resultados após as 16h. Não será informado resultado por telefone.

Matrícula dos Candidatos Aprovados: (Consulte o MANUAL)

Disposições Finais:

  • É de exclusiva responsabilidade de o candidato inscrito acompanhar a publicação ou divulgação dos atos relativos ao Edital de Inscrição para os Cursos de Pós-Graduação Lato sensu, divulgados na internet, no endereço eletrônico de cada Curso (Selecionar o Curso e observar as informações), obrigando-se a atender aos prazos e condições estipulados neste Edital e nos que forem publicados durante a execução da seleção pública.


O atendimento da Secretaria de Pós/CECA é de: segunda a sexta-feira
PeríodoObservaçãoHorários
Até 05/12/2014Período Matutino não atenderáDas 14h às 18h - 19h às 23h
Dias 01 e 02/12/2014Sem atendimento2ª Fase do Vestibular
De 08 a 22/12/2014Período Noturno não atenderáDas 08h às 12h – 14h às 18h
De 23/12/2014 a 06/01/2015Sem atendimentoSem atendimento
De 07/01 até 27/02/2015Período Noturno não atenderáDas 08h às 11h – 14h às 16h
A partir de 02/03/2015Período Matutino não atenderáDas 14h às 18h – 19h às 23h
e-mail: spg.latosensu@uel.br – Atendimento: 0XX 43 3371-4665


Utilizados pelos DISCENTESIndicação de Banca – Monografia/Artigo
Declaração de Autoria – Monografia (TCCPG)
Boletim de Inclusão/Cancelamento de Disciplinas
Ficha de Atendimento/Crianças – Psicopedagógico
Requerimento Geral
Formulário de Solicitação de Créditos Escolares
Utilizados pelos DOCENTESCadastro de Professor – Convidado
Indicador de Banca – Avaliação Final
Indicador de Orientadores/Alunos
Indicadores para Avaliação de Monografias
Indicadores para Avaliação de TCCPG / Artigos
Oferta de Nova Turma
Quadro de Horário
Recibo de Táxi
Relatório Técnico de Viagens
Solicitação de Diárias


Estar atento às informações do Calendário das atividades do curso de Pós-Graduação Lato Sensu, do Regulamento e da Resolução vigente do programa (Link disponível no inicio desta página). Estas informações ajudarão o aluno a entender os procedimentos do curso e o cumprimento dos prazos, evitando assim, aborrecimentos no decorrer de suas atividades acadêmicas.

O endereço de E-mail do aluno deverá estar sempre atualizado no Sistema UEL, pois este é o caminho que a Secretaria de Pós/CECA tem para se comunicar com o aluno, caso aconteça mudança no endereço eletrônico, o aluno deverá comunicar a Secretaria de Pós/CECA e solicitar atualização.



Primeiros passos para o aluno providenciar a entrega da monografia:



Documentos a serem enviados
MONOGRAFIA

Para homologação, o aluno deverá entregar conforme calendário das atividades do curso de Pós-Graduação Lato sensu, disponível na página da UEL, para isso observar primeiro a data de término de seu Curso. Depois de entregue, a comissão terá 50 dias para apresentar as notas da Avaliação ou solicitar Reformulação. Seráa aprovado, na Monografia ou no TCCPG, o estudante que obtiver a média mínima 7,0 (sete).

Obs.: O formulário de Indicação de Banca junto com os exemplares deverão ser entregues na Secretaria de Pós-Graduação do CECA. ã Consultar a Coordenação.
01 Formulário de Indicação de Banca, preenchido por completo, de forma legível, sem abreviaturas e assinado pela Orientação;

03 (Três) exemplares separados, em espiral


01 CD em PDF, quando exigido pelo Curso.
REFORMULAÇÃO

Quando solicitada pela comissão, após lançamento no sistema UEL, o aluno será informado da data final para reformulação da monografia, sendo estre prazo de 60 dias para reformular e entregar na Secretaria de Pós/CECA. A comissão, após recebimento da monografia reformulada, terá prazo de 30 dias para informar à Secretaria de Pós/CECA as notas da Avaliação Final.
03 (Três) exemplares separados, em espiral
VERSÃO FINAL

Após aprovação, obtendo média igual ou superior a 9,0.
01 Exemplar em Capa Dura para envio à Biblioteca Central/UEL.


Passos para Deferimento da Matrícula
PRORROGAÇÃO
(valor da taxa para solicitação R$50,00)
O estudante do Lato sensu tem direito em solicitar somente uma prorrogação, que vale no máximo por um período letivo.


A PRORROGAÇÃO é solicitada pelo estudante via Portal do Estudante, dentro do período estipulado no Calendário vigente da PROPPG, (verificar Calendário disponível na página da PROPPG);


A solicitação de Prorrogação deverá ser feita somente quando NÃO houver a possibilidade de conclusão da MONOGRAFIA dentro do prazo final de seu curso
O Requerimento Geral, depois de protocolado e Deferido pela Coordenação do Curso, a PROPPG enviará via Portal do Estudante (processos), um comunicado estabelecendo um período para o aluno vir até o balcão de atendimento da PROPPG, realizar sua Matrícula.

Na Prorrogação, o estudante após depositar sua Monografia na Secretaria de Pós/CECA, poderá solicitar cancelamento do compromisso financeiro através do formulário Requerimento Geral
REINGRESSO
(Valor da taxa para solicitação R$17,00)
O aluno do Lato sensu só poderá solicitar reingresso para conclusão da Monografia, enquanto não houver reestruturação de seu Curso e ter turma em andamento.


Para o reingresso o aluno tem seis meses corridos para conclusão da Monografia.


O Reingresso é solicitado através do 
formulário Requerimento Geral, que após retirado o BOLETO no balcão de atendimento da PROPPG, efetuado o pagamento, o solicitante preenche o Requerimento e protocola no Setor de Protocolo da UEL – SAUEL.
O Requerimento Geral, depois de protocolado e Deferido pela Coordenação do Curso, a PROPPG enviará um comunicado ao estudante estabelecendo um período para vir até o balcão de atendimento da PROPPG, realizar sua Matrícula.


No Reingresso, o estudante deverá pagar no mínimo 3 (três) parcelas e no máximo 6 parcelas para concluir o Curso. “Caso”, o estudante tenha terminado antes do vencimento do prazo, após três parcelas pagar, poderá solicitar o cancelamento do compromisso financeiro através do formulário Requerimento Gera



A PROPPG – Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UEL tem atendimento à comunidade nos seguintes horários: das 08h00 às 11h30, das 14h00 às 17h30, de segunda a sexta-feira.