Evento reúne profissionais da saúde para discutir impactos do tabagismo e estratégias de prevenção

CCS


atualizado 4 semanas atrás


Maria Eduarda Charamitaro*

Agência UEL

Promover hábitos de vida mais saudáveis e reforçar o papel dos profissionais da saúde na prevenção do tabagismo é o objetivo do Diálogo com Dentistas que Atuam nos Serviços Públicos de Saúde, que será realizado no dia 14 de novembro, das 8h às 12h, no auditório do Conselho Regional de Odontologia (CRO) – Regional Londrina, localizado na Av. Tiradentes, 501. O evento oferece 160 vagas e as inscrições podem ser feitas até 13/11/2025 .

A programação contará com palestras, apresentações e relatos de experiências voltados à prevenção e promoção da saúde, com enfoque nos impactos do tabaco e seus derivados, convencionais, eletrônicos e outros, sobre o organismo humano e, especialmente, na saúde bucal.

A professora Maura Sassahara Higasi (Medicina Oral e Odontologia Infantil) será responsável pela abertura e contextualização do encontro, trazendo um panorama epidemiológico sobre o uso do tabaco e sua relevância para a saúde pública. Em seguida, o professor Ademar Takahama Junior (MOOI) abordará os impactos do tabaco na saúde bucal, com destaque para lesões precursoras, câncer de boca, cáries, doenças periodontais e halitose.

O evento também contará com a apresentação do PET-Odontologia, que trará um relato de experiências desenvolvidas com estudantes do ensino fundamental e médio em ações educativas sobre o tema.

Entre as convidadas, a professora Giselle Heimbecker Lages, médica pneumologista, apresentará os efeitos respiratórios e sistêmicos do tabaco, com foco nos riscos do cigarro eletrônico, doenças respiratórias crônicas e a relação entre o uso de vaporizadores e o câncer de pulmão. Já a professora Amanda Pucca, fisioterapeuta, discutirá estratégias de reabilitação e melhoria da qualidade de vida de pacientes tabagistas, abordando o papel da Fisioterapia no tratamento de complicações respiratórias e no apoio à cessação do tabagismo.

O encontro propõe uma reflexão sobre a importância da prevenção, especialmente no mês dedicado à conscientização sobre o câncer de boca. O simpósio integra as ações do “Novembro Vermelho”, servindo como um lembrete para os cuidados com a saúde bucal e para os desafios enfrentados no combate ao uso do tabaco e seus derivados. A iniciativa reúne diferentes perspectivas das áreas de OdontologiaFisioterapia e Medicina, reforçando a necessidade de uma abordagem conjunta na promoção da saúde.

*Estagiária de Jornalismo da Coordenadoria de Comunicação Social.

Leia também

Pesquisadores desenvolvem bioativo natural para combater dermatite capilar

Pedro Livoratti Agência UEL Acordo de cooperação firmado entre o Laboratório de Inovação e Tecnologia Cosmecêutica (Labitec), do Centro de Ciências da Saúde (CCS), com o Hélder Cano Hair Studio, de Londrina, dará origem a um projeto inovador,  uma formulação cosmética à base de bioativos naturais para o tratamento da dermatite capilar —condição inflamatória crônica […]


HU-UEL realiza entrega de sua primeira Laringe Eletrônica

Intranet Hu O Hospital Universitário da UEL (HU-UEL) realizou nesta manhã (7), uma cerimônia para entrega de sua primeira Laringe Eletrônica para Reabilitação Vocal pelo SUS. O dispositivo é essencial para a recuperação da comunicação de pacientes que perderam a voz em decorrência de Laringectomia Total, procedimento cirúrgico de remoção completa da laringe e das […]


III Simpósio de Inovação do HU divulga programação

Intranet HU O Hospital Universitário (HU) da UEL organiza o III Simpósio de Inovação do HU-UEL. O encontro reúne profissionais de diversas áreas, fomentando o debate sobre a inovação na área da saúde. O evento está marcado para o dia 13 de novembro, no Anfiteatro do HU, das 8h30 às 18h. A realização do Simpósio é […]


Pesquisa usa quercetina como aliada ao tratamento da doença de Crohn

Heloísa Gonçalves Agência UEL A doença de Crohn afeta o trato gastrointestinal do portador, principalmente, a parte inferior do intestino delgado (íleo) e intestino grosso (cólon). Ela é progressiva, não curável por tratamento clínico ou cirúrgico e leva à diarréia, cólica abdominal e até sangramento retal, com possível perda de peso e apetite. Fatores ambientais, […]