Projeto instrui uso de softwares para mapeamento ambiental

CCE

atualizado 2 anos atrás

Um projeto de extensão coordenado pelo professor Gilnei Machado do Departamento de Geociências, da Universidade Estadual de Londrina (UEL),vai capacitar cerca de 950 estudantes de Geografia e profissionais da área para utilizar softwares que fazem mapeamento ambiental e socioeconômico dos espaços. “É difícil falar de mapeamento geográfico sem falar de tecnologia”, diz o docente.

Tudo isso vai acontecer a partir de um dos sites mais acessados na internet: o YouTube. Gilnei Machado coordena desde março de 2021 o projeto “Mídias sociais e tecnológicas da informação como ferramentas para a disseminação de conhecimento, inclusão, capacitação e melhoria da formação do licenciado e bacharel em Geografia”. A proposta é produzir vídeos no YouTube e disponibilizar em formato de curso ou treinamento gratuitos e semestrais para geógrafos, agrônomos, engenheiros e estudantes de Geografia.

A capacitação é para dois softwares, o ArcMap e QGIS, muito utilizados no mercado de trabalho, para identificar áreas de uso agrícola, ocupações urbanas, hidrografia, por meio de imagens e vetores. Com esse software, por exemplo, o professor acabou de publicar um artigo sobre a identificação das nascentes do Ribeirão Lindóia, que corta a cidade de Londrina. Segundo ele, a ferramenta colabora muito com o tempo de pesquisa. “Antes tínhamos que ir a campo. Agora, pelo sistema remoto, conseguimos informação mais fácil”, comenta.

A experiência com outro curso de formação é o que motivou a estruturar o projeto, principalmente para a formação ampliada dos estudantes. Segundo Gilnei, durante a pandemia, os acadêmicos aprenderam como utilizar o software QGIS. Com isso, destacaram-se nas aulas e ainda puderam contribuir com outros colegas. “A formação possibilita que já tenham acesso a ferramentas que utilizarão no mercado de trabalho. Abre muitas portas já durante a graduação”, diz.

“A formação possibilita que já tenham acesso a ferramentas que utilizarão no mercado de trabalho. Abre muitas portas já durante a graduação”, avalia o professor Gilnei Machado (Agência UEL)
Ele cita que alguns alunos estão em estágio em grandes empresas de mapeamento ambiental. O projeto conta atualmente com a participação dos estudantes do curso de Geografia da UEL Gabriel Vargas Oliveira, José Vinicius dos Santos Pires, Vitoria Alves de Morais e William Fernandes de Souza, além dos bolsistas Jhonatan de Gasperi e Alexandros Balouris Batista.

Formação

Ao longo dos três anos de projeto, a capacitação será dividida por públicos. Primeiro, a formação dos próprios estudantes do projeto tem como objetivo capacitá-los para serem disseminadores do aprendizado para os demais colegas do curso. Com isso, 200 acadêmicos devem ser atingidos diretamente.

Para a comunidade, estão previstos quatro cursos de formação e treinamento para profissionais liberais e comunidade em geral, atingindo cerca de 200 pessoas. Haverá uma turma de formação e treinamento gratuito a cada semestre de profissionais graduados, abrangendo entre 300 e 500 pessoas.

Todo o material será elaborado pelos participantes do projeto, desde roteiro, gravação, publicação e disseminação do conteúdo dos vídeos. A previsão é de que no segundo semestre de 2022 os primeiros materiais já sejam publicados no canal do YouTube.

Redação Tem com Beatriz Botelho/Agência UEL